O que você precisa saber sobre SEO é que ele é uma das estratégias de marketing digital mais eficientes na construção e divulgação do seu negócio online.

Apostar em SEO é fazer com que o consumidor encontre sua marca no exato momento em que ele precisa, nos principais mecanismos de buscas, como o Google. Os resultados normalmente acontecem a médio/longo prazo, o que pode desagradar os mais apressadinhos.

Por isso, para que você consiga ranquear sua empresa lá nas posições mais atraentes rapidamente, a JF Marketing Digital elencou as melhores dicas de SEO que vão acelerar a indexação do seu site.

Mas, antes que o seu foguete decole para as primeiras posições, vamos entender o que é a indexação e ranqueamento do Google, uma das maiores vitrines de buscas do mundo.

Como funciona o algoritmo de buscas do Google

Entender exatamente como funciona o algoritmo do Google não é uma tarefa simples. Até mesmo os profissionais que trabalham diariamente com marketing digital, BI e afins se atualizam constantemente a fim de compreendê-lo melhor.

Mas, de um jeito prático e o mais simplificado possível, o algoritmo é uma fórmula responsável por posicionar o seu site em determinada posição dentro do Google. De maneira geral, o algoritmo do Google funciona como um organizador de conteúdos para que o internauta encontre assertivamente a resposta para o que procurava.

O SEO é uma das estratégias mais importantes, se não a mais, para que o seu negócio apareça nas primeiras posições do buscador.

Como deixar o seu site no topo mais rápido

Conteúdos para auxiliar nas estratégias não faltam por aí — e é importante estudar o tema. Mas aqui, iremos focar especificamente nas dicas de SEO que ajudam a indexar o site lá no topo mais rapidamente.

1. Invista na produção de conteúdo

Investir em conteúdo é mais importante do que pode parecer. Produzir material relevante para o seu público é essencial e é a base para um bom resultado com SEO. Se o usuário encontrou no seu site exatamente o que ele estava procurando, com certeza voltará mais vezes. E como fazer com que essa busca seja assertiva?

Seja claro no meta description, acompanhe notícias e tendências para determinar suas pautas, não enrole o leitor, entregue uma solução rápida e eficaz, não copie conteúdo de outro site. Seja útil para o leitor.

2. Selecione palavras-chaves estratégicas

Além de oferecer um conteúdo de qualidade, a definição de palavras-chaves é um elemento que deve ter uma atenção especial. São elas que os usuários digitam na barra de buscas do Google e os fazem chegar até o seu site. Um verdadeiro ímã para o seu negócio.

Dentro do grupo de palavras-chaves você também pode criar as de cauda longa que funcionam como uma frase específica sobre o seu negócio, por exemplo: ”restaurante para jantar romântico”.

3. Atualize conteúdos antigos

Uma das estratégias de marketing digital é produzir conteúdo com certa periodicidade. Mas, uma alternativa que auxilia muito na indexação e ranqueamento de páginas no Google é otimizar textos que já foram escritos.

Muitas vezes você pode ter um texto com conteúdo relevante, mas que não está dentro das palavras mais procuradas no buscador (utilize o Google Trends para descobrir).

Se você conseguir atualizar esse conteúdo com palavras-chaves atuais, páginas que estavam com pouco acesso podem aumentar o número de visitantes.

4. Explore os links internos

Os links são utilizados pelo Google para direcionar o usuário. Afinal, nos resultados de uma busca, o usuário se depara com vários.

Ao “morder a isca” e entrar no seu site para averiguar o conteúdo, você consegue utilizar esse interesse a seu favor, indicando com links internos que você tem muito mais a oferecer, seja um conteúdo complementar, um vídeo, entrevista ou produto.

5. Preocupe-se com a experiência do usuário

A experiência do usuário (User Experience – UX) é o que guia as estratégias de marketing, criação de novos produtos e serviços atualmente. Por isso, o visitante do seu site precisa sentir-se bem dentro do seu ambiente: as informações devem estar bem dispostas, objetivas e atrativas, o site precisa ser rápido, responsivo, com design moderno.

6. Faça uso das redes sociais

Utilizar as redes sociais para aumentar a indexação do seu site também é uma ótima das dicas de SEO. Seja compartilhando os conteúdos que foram produzidos no seu site nas redes sociais ou utilizando a linguagem característica das plataformas, como memes, vídeos, enquetes e etc para atrair novos visitantes.

7. Utilize o Google Search Console (Webmastertools)

Cadastrando o seu site no Google Search Console você cria um canal de comunicação com a plataforma que dá a percepção de como o Google enxerga o seu site e realiza as otimizações que ele considerar necessário. Ele consegue verificar diversos tipos de problemas, como rastreamento, pesquisa, tráfego e segurança para que você busque as modificações.

8. Crie URLs Amigáveis

A URL amigável é compreendida de cara, seja para os robôs do Google ou para quem está procurando um conteúdo.

9. Usar o Google API para ajudar na indexação

As APIs são interfaces de aplicativos que permitem a integração de sistemas. Criar uma API é ter como informar diretamente ao Google que você atualizou, adicionou ou excluiu uma página. Dessa forma você troca essas informações de maneira mais ágil e segura, fazendo com que os robôs do Google façam o rastreamento dessas páginas mais rapidamente enviando as URLs para ele.

10. Contrate uma empresa especializada em marketing digital

Mesmo com todas as dicas de SEO que demos acima, o universo da web ainda é bastante complexo. Estar no topo das buscas, aumentar vendas e ter o seu negócio reconhecido é um trabalho que exige dedicação.

Por isso, contar com uma agência especializada em marketing digital vai otimizar o seu tempo para alcançar esses resultados e de forma mais assertiva. Comente suas dúvidas ou entre em contato: nós podemos ajudar a posicionar o seu site no Google.