Apresentações Matadoras – Gustavo Guanabara #cpbr7

posted in: Curso cursosemvideo | 0

Aprenda como criar uma palestra ou qualquer outro tipo de apresentação com o professor carioca Gustavo Guanabara. Palestra apresentada na Campus Party 2014 #CPBR7, no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo no dia 31 de Janeiro de 2014.

Contato para palestras: http://about.me/guanabara

Descrição: Diariamente, milhares de pessoas precisam criar apresentações em todo mundo. Pesquisas apontam que uma grande parcela das pessoas possui medo de falar em público. Aqueles que conseguem vencer esse medo, devem pensar bem na estrutura de apresentação dos seus pontos e no material de apoio, que vai ajudá-los na apresentação.

Para criar uma Apresentação Matadora, o professor Gustavo Guanabara sugere cinco tópicos: preparação, construção de material de apoio, treinamento da apresentação, atuação e pós-apresentação.

1 – Preparo: antes mesmo de começar a criar seus slides, é importante levantar todo conteúdo e organizá-lo de maneira coerente e de uma maneira cronológica para que todos possam acompanhar a linha de raciocínio. Nessa fase, a linha de pensamento deve ser organizada em mapas mentais. Uma ferramenta gratuita para criar Mind Maps é o MindMapFree.com

2 – Apoio: chegou a hora de escolher uma ferramenta para preparar seus slides. Além dos tradicionais PowerPoint, Apple Keynote, OpenOffice e Prezi, temos outras opções como o Google Drive e o GoAnimate. A escolha de um design limpo, utilizando cores harmônicas e uma tipografia simples, devemos nos preocupar com erros de Português e no uso de imagens com direito de uso liberado (imagens Creative Commons). Outros pontos importante são o contraste de cores, o uso de vídeos incorporados e a apresentação de dados em gráficos simples.

3 – Treino: chegou a hora de treinar a sua apresentação. Praticar na frente do espelho, apresentar a palestra para seus amigos e até mesmo gravar sua apresentação vão permitir que você corte elementos desnecessários e acrescente outros que apareçam. É preciso tomar cuidado com vícios de linguagem e se preocupar bastante com a linguagem corporal e oratória. É importante controlar seu tempo de apresentação e treinar o uso da Tela do Apresentador, recurso presente em todos os programas de apresentação.

4 – Atuação: chegou o dia de se apresentar. Controle o nervosismo, não se esconda atrás do púlpito. Utilize todos os recursos necessários para tornar sua apresentação um momento agradável e para que todos possam te ver e ouvir claramente. Não se esqueça de prestar atenção nas reações da platéia e esteja pronto para imprevistos.

5 – Pós-apresentação: quando tudo estiver terminando, deixe material disponível para consultas posteriores, coloque seus contatos e mantenha sempre sua apresentação atualizada.

A chave das Apresentações Matadoras é criar uma boa experiência para a platéia, não chatea-la.

Contato para palestras: http://about.me/guanabara