Dicas para usar o Ubuntu Linux

posted in: Canal Magalu | 0

Neste vídeo eu vou dar algumas dicas muito úteis pra você aproveitar melhor o sistema Ubuntu Linux.
Vamos começar com a área de trabalho para você dividir a tela e visualizar várias funcionalidades! Vá com o mouse até a barra lateral de ferramentas e clique em Configurações do sistema. Uma nova janela vai abrir e você deve escolher a opção Aparência.
Em seguida, selecione a aba Comportamento que mostra as opções funcionais do sistema.
É só clicar na opção Habilitar espaços de trabalho que as Áreas de Trabalho vão aparecer na hora e a tela vai ser dividida em 4 áreas, assim dá pra fazer bastante coisa ao mesmo tempo, não é legal? Você pode navegar na internet, fazer anotações e até deixar o chat do Linux ligado pra bater papo com os amigos.
Outra configuração bacana é a do tamanho dos ícones. A interface padrão tem um launcher, aquela barrinha com os atalhos para os programas, no lado esquerdo da tela. Se quiser diminuir ou aumentar, basta clicar no ícone da engrenagem, no cantinho superior direito da tela, ao lado do relógio. Depois, selecione a opção Configurações do sistema.
Abra a seção Aparência e ajuste a barra localizada na parte inferior chamada Tamanho do ícone do lançador. Você escolhe o tamanho que quer e os ícones serão redimensionados automaticamente.
Agora se você é daqueles que odeia propagandas, essa dica é ótima . O Linux tem o Dash para uma busca rápida pelo aplicativo que você vai executar. Só que esta ferramenta também sugere conteúdos extras e ainda recomenda produtos de lojas virtuais.
Para desabilitar as sugestões de lojas ou qualquer outra seção exibida nos resultados, clique na opção Filtrar resultador, ao lado do campo de buscas, e desabilite os itens que não quer ver ao fazer uma busca.
Se você usa o Gmail ou Google Docs pode colocar um atalho. Para fazer isso, carregue o Gmail pelo navegador Chromium. Depois, vá até o menu do navegador e selecione as opções Ferramentas e Criar atalhos para aplicativos. Um atalho vai aparecer na área de trabalho e você só precisa arrastá-lo para dentro do Launcher.
Uma dica bem legal para não deixar que aplicações travem ou deixem o computador devagar é criar uma forma que combata isso.
Vá até Configurações do sistema, clique na seção Teclado, escolha a guia Atalhos de teclado e clique no botão com o símbolo de adição (+). Uma telinha vai se abrir, nos campos Nome e Comando preencha com a sigla que aparece aqui embaixo na tela e clique em aplicar. Depois clique em Desabilitado e pressione as teclas de atalho que preferir, como por exemplo Ctrl+Alt+X.
Depois reinicie o computador e faça um teste. Pressione a combinação de teclas escolhida e o cursor do mouse vai se transformar em um pequeno xis. Clique com ele na janela da aplicação com problemas e o programa será encerrado.
Fácil, não é mesmo? Espero que tenha gostado destas dicas pra usar o Ubuntu – Linux. Deixe o comentário aqui! Até mais!
Acesse: http://bit.ly/1dCdaP9
#explicativo#
%Computador%