entrevista facebook

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A Conferência “Facebook para PME – Como optimizar a sua presença no Facebook”, realizada no Porto, teve lugar na Associação Nacional das Pequenas e Médias Empresas (ANPME) , com a qual o Facebook estabeleceu um protocolo de colaboração.
Nesta conferência estiveram presentes duas especialistas em marketing para Pequenas e Médias empresas do Facebook, nomeadamente:
Natália Basterrechea – Diretora de Assuntos Públicos – Facebook Portugal e Espanha;
Nerea Llorca – peretence à equipa de Pequenas e Médias Empresas – Facebook Portugal e Espanha
Alguns pontos focados que deve reter:
A Página Facebook deve estar interligada com o seu website de modo a canalizar tráfego.
O Facebook através das ferramentas que possui, permite desde logo às PME´s, conceber uma estratégia mobile para as suas Páginas. Exemplo disso, é o facto de permitir fazer Publicidade para dispositivos Mobile e de dar a possibilidade de selecionar quais os os sistemas operativos para despoletar o anúncio. No entanto, é importante refletir sobre o que é o nosso negócio ou marca para delinear uma estratégia para uma presença assertiva nesta Rede.
Em Portugal, existem 5.400.000 utilizadores Facebok, dos quais 2.1 milhões acedem, diariamente, via mobile e 3,5 milhoes acedem diariamente à rede.
Outro aspeto relevante focado foi a criação de Conteúdos, os quais devem ter uma boa qualidade. É importante criar conteúdos que envolvam e que sejam relavantes para a nossa audiência. Dependendo do tipo de negócio, existem determinados tipos de conteúdos que resultam melhor do que outros, daí a importância de conhecer bem a nossa audiência para que os conteúdos que sejam relevantes, culminando num maior engagement.
Foram apontadas duas ferramentas simples para promover os negócios no Facebook: 1) promover páginas (permite selecionar a a audiência, budget…) e 2) promover posts para obter mais alcance nessas publicações.
Foram fornecidas algumas recomendações para obter publicações interessantes (posting top types):
1. As publicações devem ser relevantes, ter em consideração o horário e ter uma componente de entertenimento.
2. Fale com os seus fãs, e não para eles!
3. O texto deve ser curto e “sweet”.
4. Utilize Imagens e Vídeos para criar maior envolvimento (engagement).
5. Tenha como objetivo publicar cerca de duas vezes por semana
Nesta apresentação, foi destacado o facto de que as empresas que apresentam um orçamento limitado, mesmo com um reduzido investimento em Publicidade no Facebook poderão obter resultados, e gerar vendas (conversões). Contudo, para que haja uma conversão efetiva é importante que uma Campanha Facebook, seja dirigida para uma audiência específica de acordo com o perfil que pretendemos, daí a importância de conhecer bem a nossa audiência e de utilizar os critérios de segmentação disponibilizados no Gestor de Anúncios e no PowerEditor.
O Facebook disponibiliza três os tipos de segmentação para a criação de Campanhas de Publicidade n:
1. Core Audiences : em que a segmentação é realizada através critérios:
. Demográficos
. Geográficos
. Interesses
. Interessentes
. Comportamentos
2. Custom Audiences: criados através dos próprios dados da empresa (base de dados com emails de clientes, compradores frequentes, pessoas que visitam o website), ou seja das suas bases de dados.