Notícias Marketing Digital 360 – Episódio 6 – T1

posted in: Canal marketingdigital360 | 0

Saiba mais em http://www.marketingdigital360.net | http://marketingdigital360.net/blog

PROGRAMA NOTÍCIAS MARKETING DIGITAL 360
ENTREVISTA COM JOSÉ CARDOSO – EMPREENDEDOR DE SUCESSO

Alguns momentos:
No episódio 6 do Notícias Marketing Digital 360 marcou a diferença por trazer ao programa o primeiro convidado em entrevista: José Cardoso, gestor e responsável pelo Portal do Sucesso.
Numa conversa informal e aberta ao público que assistia em direto através do Youtube, Vasco Marques foi colocando questões e este empreendedor de sucesso.
VM: Como surgiu a ideia e em que contexto nasce o Portal do Sucesso?
JC: Eu trabalhava na banca, mas sempre tive o desejo de ter um negócio próprio. Quando tirei o curso de formador, tinha o objetivo de ministrar um curso relacionado com a banca, mas que não exista no mercado. Então, decidi projetar essas formação e propô-la a uma entidade. Como a resposta não foi imediata decidi que era a altura certa para lançar eu próprio essa formação e assim nasce o Portal do Sucesso, na altura um site que apresentava esse curso.

VM: Isso foi há quanto tempo?
JC: Foi em 2008. A marca foi registada, embora a empresa tenha arrancado mais tarde, em 2010.

VM: Uma das vertentes do Portal do Sucesso foi a organização e realização de eventos de sensibilização gratuitos sobre diferentes áreas de formação, na qual eu também estive envolvido. Em que medida achas importante este tipo de iniciativa e que dicas em relação à forma como devem ser organizados?
JC: É extremamente importante estar no terreno, porque há também um público que não está no digital e é uma forma de chegar a ele. Uma dica é ter um espaço preparado para receber o número de pessoas que se inscrevem no evento, mas acrescentar a esse número uma margem para eventuais presenças de última hora. Outra dica é reforçar a mensagem do evento, por exemplo, enviando um email ou sms no dia do evento, para relembrar os inscritos da iniciativa.

VM: Achas que ainda hoje obténs resultados desses eventos presenciais, alguns realizados já há dois anos?
JC: Sem dúvida. Aliás, o retorno deste tipo de iniciativa nem sempre ou melhor, quase nunca é imediato. No Portal do Sucesso temos aquilo a que chamo os “seguidores silenciosos”, pessoas que estiveram presentes nos nossos eventos e que vão estando presente na atualidade do Portal do Sucesso, manifestando-se de quando e em vez.

VM: Atualmente, no que diz respeito a área do Marketing Digital, como está o Portal do Sucesso a atuar?
JM: Neste momento, o Portal do Sucesso tem 7 a 8 marcas associadas, todas com site criado, embora ainda algumas offline. Mas a estratégia continua a passar por uma forte dinâmica na área do Marketing Digital.
O Portal Decor.pt é um bom exemplo: um site criado e destinado só aos cursos de decoração de interiores. Com a possibilidade de os formandos comprarem o curso na loja online.

VM: Acreditas no online a curto prazo? Ou seja, qual a tua opinião em relação ao alcance dos cursos online, nomeadamente em países de expressão portuguesa?
JC: Temos muitas pessoas a pedirem as nossas ações de formação noutras regiões do país. Por outro lado, temos também pessoas que estão além-fronteiras: Brasil, Angola, Moçambique, etc.. Estamos por isso a criar dois cursos totalmente online: o curso 3D e o Design de Interiores.

VM: Que sugestões darias em quem quer criar o seu próprio negocio?
JC: Acreditar na sua ideia, ter os pés bem assentes no chão e saber que haverá algumas dificuldades, mas que podem ser ultrapassadas. Apostar nos eventos presencias como forma de autopromoção e ter uma boa estratégia digital. No fundo, uma estratégia multicanal.