Quer saber o que é roteador e como escolher o melhor pra você?

posted in: Canal Magalu | 0

Olá! Você tem dúvidas sobre roteadores? Então, vem com a Lu que eu te explico tudo.
Hoje em dia o uso da internet é indispensável, né? São computadores, notebooks, impressoras, smartphones, tablets, videogames, TVs e até refrigeradores conectados a rede. E olha só! Tudo isso sem precisar de fios!
E são os roteadores os responsáveis por compartilhar o sinal wireless e fazer com que os aparelhos conversem entre si.
E para saber qual o modelo é mais indicado para sua casa ou empresa é preciso entender sobre a velocidade de conexão que é definida por padrões. Vamos lá?
O padrão “G” tem velocidade de até 54 megabits por segundo. Já os roteadores com padrão N, podem ser encontrados em velocidades de 150 a 300 megabits por segundo. Agora, alguns modelos contam com a tecnologia MIMO: como usam múltiplas antenas, podem dobrar essa velocidade. Uauu!
E se o tráfego da sua rede for intenso, como em grandes empresas, por exemplo, o ideal é investir no padrão AC, que faz um direcionamento de sinal mais forte e pode chegar a transferências acima de um gigabit por segundo: com uma velocidade maior é possível conectar mais equipamentos na mesma área de cobertura. Demais, não é mesmo?
Mas fique atento, é comum confundir o número estampado na caixa do produto com a velocidade de conexão. Este número indica a velocidade de troca de arquivos dentro da própria rede. Já a conexão da internet vai depender do que você contratou com o provedor.
E eu tenho uma dica bem legal pra você: Lembre também que paredes podem diminuir o alcance do sinal. Por isso, para casas grandes ou com mais de um andar o ideal é investir em roteadores mais potentes e que possuam mais de uma antena.
Ah, e instalar seu roteador em um ponto alto do ambiente também é recomendado. Outra dica é espalhar repetidores de sinal para ampliar a área de cobertura. Se o seu roteador fica no quarto e você não consegue um bom sinal utilizando seu note na sala, essa pode ser uma boa solução.
Agora, pra quem mora em prédios o ideal é escolher modelos que trabalhem em duas frequências. Isso aumenta a quantidade de canais que o roteador vai funcionar, diminuindo assim as interferências de sinais dos vizinhos ou de aparelhos domésticos, como o micro-ondas e o telefone sem fio.
Uffa, bastante coisa, não é? Agora, é só escolher o roteador ideal pra você aqui no Magazine Luiza.
#explicativo#
%roteador%