Saiba como escolher a Máquina de Costura ideal pra você!

posted in: Canal Magalu | 0

Escolher uma Máquina de Costura não é nada fácil, não é mesmo? Mas, calma, vem com a Lu que eu te explico mais sobre elas pra você fazer a compra.
A primeira coisa a se pensar parece óbvia, mas é muito importante: saber exatamente o que pretende costurar.
Se você está começando agora e quer aprender, o melhor é escolher as máquinas mecânicas, indicadas para a criação de algumas peças, pequenos reparos e customizações. É pra caprichar na hora de personalizar suas roupas. Legal, né? Geralmente, elas contam com pontos básicos, para costura reta e zigue-zague; e pontos essenciais, como os invisíveis, para fazer barras, e os três pontinhos, úteis para pregar elásticos.
Uma dica para iniciantes é a escolha de uma máquina com braço livre, que facilita a costura em áreas de difícil acesso, como mangas de camisa, punhos e barras de calças.
Outra alternativa são as máquinas portáteis, indicadas pra quem pretende costurar de vez em quando. A grande vantagem é que são superfáceis de serem guardadas e, mesmo sendo menores, são tão eficientes quanto outras máquinas domésticas.
Agora, se o objetivo é aperfeiçoar seus trabalhos, o ideal é investir em um modelo com maior número de funções, como as máquinas eletrônicas. Elas permitem que você acesse e acompanhe tudo o que está sendo feito pela tela LCD, além de terem um controlador de velocidade e ajustes automáticos do comprimento e da largura dos pontos.
São também modernas e rápidas e têm várias outras opções de pontos, como o ponto em cadeia, trança, os flexíveis para a costura de malhas e tecidos com elasticidade e os pontos decorativos, para criar patchwork, quilting e artesanato, dando um charme a mais para suas artes. Costumam ser utilizadas em ateliês e são ideais para estudantes de moda, que querem colocar em prática toda a sua criatividade.
Ah, tá pensando em fazer bolsas, enxovais, almofadas, cortinas e outras maravilhas para a casa? Então, não esqueça que estes itens exigem tecidos mais pesados, como sarja ou jeans e, neste caso, o ideal é ter uma máquina mais potente, com mais de 800 pontos por minuto.
E não posso deixar de falar das máquinas de bordar. Com elas dá pra personalizar diferentes tecidos com desenhos pré-definidos. Elas vêm com recursos poderosos de edição, como rotação, amplificação e redução dos bordados. Algumas permitem até mesmo transferir seus próprios desenhos para a máquina conectando um pendrive: dá pra abusar da imaginação.
Existem ainda as máquinas galoneiras que também são conhecidas no mundo da costura. Elas usam até duas agulhas e são indicadas para a finalização de roupas, malharia, confecção de bainhas, aplicação de viés e outras costuras decorativas. São muito utilizadas em golas de camisas e roupas para academia
Já as máquinas overloque são indicadas para profissionais que querem mais rendimento em suas costuras, pois garantem um acabamento perfeito, costurando e arrematando a rebarba do tecido ao mesmo tempo.
Bom, com estas dicas vai ficar mais fácil escolher a Máquina de Costura ideal pra você, aqui no Magazine Luiza.
#explicativo#
%máquina de costura%